São João da Pesqueira - Unidade de Cuidados Continuados avança antes do final do ano


O projeto da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de São João da Pesqueira vai avançar ainda antes do final deste ano. O investimento vai rondar os 1,2 milhões de euros, sendo que a nova valência vai ser instalada no Centro de Saúde da vila.

O presidente da Câmara Municipal, Manuel Cordeiro, diz que o projeto vai o bom caminho e que a UCC contará com capacidade para receber 22 utentes.

A unidade será instalada na ala norte do Centro de Saúde, que não estava ocupada, e será implantada aí. A intenção é avançar com o processo. A ARS (Administração Regional de Saúde do Norte) definiu as necessidades e trata-se de uma unidade de cuidados continuados de longa duração.

Este projeto surge numa altura em que a autarquia aceitou novas competências na área da saúde. O autarca garante que a transferência, inicialmente prevista para setembro, vai ser concretizada ainda até ao final deste ano.

Contudo, Manuel Cordeiro considera que este processo não é uma “verdadeira transferência de competências”, mas sim “uma descentralização de responsabilidades”.

“Nós vamos ficar com a administração e a manutenção do edifício e o pagamento dos salários. Não temos a contratação de mais pessoal. É uma componente muito reduzida e estamos disponíveis para receber mais”, remata o presidente da Câmara.