Tabuaço - Município apoia esterilização de animais vadios


A Câmara Municipal de Tabuaço vai financiar a esterilização de cães e gatos do concelho, num protocolo de colaboração com o Grupo de Proteção de Animais da Régua.

A medida tem como objetivo principal terminar com as colónias de animais abandonados que existem no concelho.

A medida vem de encontro, tendo em conta a existência de algumas colónias, sobretudo de gatos, espalhadas pela vila e por algumas freguesias, à necessidade de tentar controlar a reprodução dessas colónias”, revela José Carlos Silva, vice-presidente da Câmara.

A Câmara vai contribuir financeiramente por cada esterilização, nos preços fixos de 15 euros por gato macho, 35 euros por fêmea, 30 euros por cão macho e 55 euros por fêmea.

No futuro, também as famílias que têm animais e que não têm meios para suportar as esterilizações podem vir a ser ajudadas pelo município.

“Neste momento, a prioridade são os animais vadios. Quando chegarmos ao ponto em que temos controladas as colónias, aí sim poderemos abrir a possibilidade de também apoiar pessoas que não tenham capacidade financeira para suportar este tipo de intervenção nos animais”, acrescenta.