Tarouca - nova aplicação para um maior "serviço de proximidade"


A Câmara de Tarouca lançou, para os munícipes, a aplicação Cidadão Tarouca para os telemóveis.

Segundo a autarquia, a nova aplicação visa “otimizar o contacto entre o cidadão e a autarquia, promovendo um serviço de proximidade” dentro deste concelho do norte do distrito de Viseu.

Através da app disponível para os sistemas Android e iOS, os habitantes de Tarouca podem “reportar de forma muito simples e intuitiva qualquer tipo de ocorrência com que o cidadão se depare nas áreas de ambiente, proteção civil, trânsito e vias, iluminação pública, urbanismo, turismo, educação, publicidade, segurança pública, ação social, equipamentos municipais ou resíduos sólidos urbanos”.

Para tal, o utilizador precisa de fazer o registo fotográfico da ocorrência, escolher a categoria, adicionar um comentário ou sugestão e enviar. “As ocorrências recebidas serão automaticamente encaminhadas para o serviço responsável pela matéria em causa, para resolução do alerta sinalizado”, explica a Câmara.

O utilizador poderá fazer o acompanhamento do encaminhamento que está a ser dado ao alerta, sendo notificado quando a situação for resolvida.

A app Cidadão Tarouca permite igualmente o envio de sugestões de melhoramento dos espaços públicos, “fomentando a participação de forma ativa na melhoria da qualidade de vida no concelho”, refere o Município.